sábado, 24 de setembro de 2011

Carnide inaugura Centro Social dez anos após início do projeto


Dez anos depois de o ter idealizado, a freguesia de Carnide (Pombal) inaugurou ontem, sábado, o seu Centro Social. O momento foi de festa e contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Social e Solidariedade, Marco António Costa.

O equipamento social, que irá servir cerca de 120 utentes nas valências de creche, apoio domiciliário, centro de dia e lar de idosos, «há muito que era ambicionado e tardava a surgir», disse João Gomes, presidente da direção da instituição, criada em 2001 para aquele efeito.
O dirigente considera tratar-se de um «dia importante para a terra», não só pelos novos serviços de apoio social disponibilizados, mas também pelo contributo que irá dar à economia local, com a tradição de postos de trabalho.
João Gomes aproveitou o momento para se referir às «dificuldades financeiras» que o Centro Social agora dispõe face ao montante do investimento realizado, de cerca de 1,3 milhões de euros. Apesar de comparticipado pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), a instituição recebeu também o apoio do Município de Pombal e da população local. Contudo, «o auxílio de donativos de particulares e de empresas terá de continuar», disse o dirigente.
Para o secretário de Estado da Segurança Social e da Solidariedade aquela é a forma do Governo devolver aos portugueses o dinheiro pago pelos contribuintes. «Apesar do Estado ter dado dinheiro para esta obra, o dinheiro não é de nenhum governante, nem de nenhum Governo», disse Marco António Costa.
Referindo-se aos «tempos de grandes desafios» que se perspetivam para o futuro próximo, o governante defendeu uma «ética social» que tem de «ser permanente na nossa conduta». Pelo que destacou o papel desenvolvido pelas instituições particulares de solidariedade social e pelo voluntariado. «Não há Governo nenhum do mundo, nem dinheiro, nem Orçamento de Estado, que substitua a generosidade das pessoas», disse.
Marco António Costa disse, ainda, que «apesar dos cortes orçamentais brutais para 2012, ainda houve espaço» para descongelar as pensões mínimas e repor a majoração do subsídio de desemprego para casais desempregados com filhos a seu cargo, e garantiu que «ainda temos de encontrar espaço para muito mais», nomeadamente para os acordos de cooperação para os equipamentos sociais em construção.
«Quando construímos temos de pensar em manter e em evoluir», afirmou.
Antes, o presidente da Câmara Municipal de Pombal referiu que, embora a obra esteja concluída, «nem tudo está pago». Mas, «agora é preciso manter os postos de trabalho criados e dar-lhe dinâmica», disse.
Narciso Mota enalteceu a generosidade do povo de Carnide e considerou que aquela freguesia «tem sido exemplar, no contexto das 17 freguesias do concelho, por tudo o que tem vindo a fazer nos últimos anos».
Construído sob o lema «De mãos dadas com o futuro» o Centro Social de Carnide vai dar resposta a cerca de 120 utentes em quatro respostas sociais: creche, centro de dia, serviço de apoio domiciliário e lar de idosos.
O novo edifício, cujo investimento rondou 1, 3 milhões de euros está dotado das «melhores condições para acolher condignamente as crianças e os idosos, disponibilizando assim um efetivo apoio às famílias», refere Rute Vieira, diretora técnica da instituição.

Fonte: Orlando Cardoso | Diário de Leiria | Diário de Coimbra

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Inauguração



Vai decorrer no próximo dia 10 de Setembro pelas 15 horas a Cerimónia de Inauguração e a Bênção das novas Instalações do Centro Social de Carnide, com a presença das autoridades civis e religiosas.


As futuras instalações, construídas sob o lema “De Mãos dadas com o Futuro”, vão dar resposta a cerca de 120 utentes em quatro valências, que abrangem a primeira infância e a terceira idade. Fruto de um sonho antigo, apoiado pelo Programa PARES e pela Câmara Municipal de Pombal, o novo edifício será dotado das melhores condições para acolher condignamente as crianças e os idosos, disponibilizando assim um efectivo apoio às famílias.


Após a cerimónia de inauguração, novas instalações poderão ser visitadas pelo público, que poderá assim conhecer por dentro esta obra e inteirar-se dos espaços destinados aos utentes e serviços de apoio.


Haverá ainda animação musical, e um lanche com porco no espeto e bebidas.


Toda a população está convidada a tomar parte desta festa, unindo-se desta forma e cada vez mais aos destinos do nosso Centro Social, que necessita da contribuição de todos para que possa ser uma referência em termos de qualidade no apoio aos idosos, às crianças e às famílias.

VIII Passeio do Centro Social de Carnide

Estão abertas as inscrições para o VIII Passeio anual do Centro Social de Carnide que se irá realizar no dia 17 de Setembro de 2010 à Quinta da Loridos, no Bombarral e à Herdade do Cascavel em Coruche.

Na Quinta dos Loridos, também conhecido por Quinta dos Budas poderá fazer uma visita de comboio turístico e desfrutar da beleza e serenidade do “Jardim da Paz”.

Na Herdade do Cascavel será servido o almoço, seguido de animação organizada pela “Cantar de Galo”, que permitirá apreciar as realidades e vivências da região, com actividades típicas de uma quinta ribatejana.

Não perca tempo... Venha ao Centro Social de Carnide fazer a sua inscrição.